quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O vírus Ébola


                   Apresentando o blog



 Olá Homens e Mulheres que estão lendo meu blog. Esta é minha primeira crônica, e primeiramente queria apresentar o blog e falar o que pretendo fazer com ele. Este é um trabalho de português da minha escola que consiste em criarmos um blog e escrevermos crônicas para depois publicarmos na internet, mais especificamente no blogger. Escrever em um blog significa que você está publicando um texto para que muitas pessoas do Brasil ou do mundo possam ver, por isso, temos que tomar cuidado com ortografia e essas coisas, pois pega mal errar algumas coisas de ortografia né? Eu gostaria de continuar com esse blog, para poder compartilhar coisas com vocês, isso vai depender das visualizações. Se eu perceber que existem pessoas que lêem minhas crônicas e gostam, eu certamente continuarei escrevendo para vocês.
       Agora eu partirei para minha crônica que o nome é: O vírus Ébola.

               

                                                    O vírus Ébola




Todos nós sabemos que existe um vírus na África que existe desde 1976 mas que está sendo muito mais discutido atualmente nos anos de 2013 a 2015. Esse vírus é o vírus Ébola.




   
                            Vírus Ébola
                                                               

Esse vírus na maioria das vezes é mortal,  poucas pessoas  conseguiram escapar da morte.Os sintomas são esses:

"Sintomas do Ébola geralmente tem início de forma súbita ao longo de um estágio inicial semelhante à gripe e caraterizado por fadiga, febre, dor de cabeça e dores nas articulações, musculares e abdominais. Vômitos, diarréia e dor de cabeça são também sintomas comuns. Entre os sintomas menos comuns estão a inflamação da garganta,dores no peito, soluços, falta de ar e dificuldade de engolir. Em cerca de metade dos casos os pacientes apresentam exantemaculopapular"1 

   Os vírus são passados por uma coisa muito pequena na minha opinião essas coisas pequenas são animais.  Como o a pulga do rato preto que transmite o vírus da Peste Bubônica. O que me intriga é que uma pulga de um rato preto é capaz de transmitir um vírus que foi capaz de dizimar 1/3 da população Européia da época( no fim da idade média, mais especificamente). Um vírus que é transmitido por uma coisa tão pequena como uma pulga, consegue matar MILHARES de pessoas.
O Ébola é transmitido de pessoa para pessoa, com a saliva,muco,vômito,fezes,leite materno, sêmen entre outras formas de transmissão. Já a transmissão por animal é através do contato com o animal ou o consumo dele. Os animais que transmitem o Ébola são  o Morcego-da-fruta ou  algum tipo de macaco ou animais que já foram infectados. Lá na África se come carne de animais selvagens e as vezes essa carne do animal que foi comido, podia ter sido infectado pelo Morcego-da-fruta um tipo de macaco. Dessa maneira a pessoa que comeu desta carne ficou infectada. Esses vírus que atacam o mundo vem de animais, mas esses animais fazem um grande estrago. As vezes eu penso sobre o que aconteceria se o Ébola viesse para o Brasil e eu fosse contaminado. 
   Se o Ébola viesse para o Brasil seria um desespero.  A quantidade de brasileiros que morreriam, o sofrimento de cada um deles, o medo e o pavor. Ainda bem que agora(finalmente!!!) alguns laboratórios nos Estados Unidos e no Reino Unido estão pesquisando e tentando desenvolver a cura para esse vírus. Eu, discutindo com minha família sobre essa história da cura para o Ébola chegamos a conclusão que se o Ébola fosse um vírus que afetasse vários continentes, não só a África,  eles(laboratórios que estão trabalhando na cura) já teriam desenvolvido a cura, pois a vacina renderia muitos milhões para as empresas que desenvolvem ele, mas como o Ébola só afeta um continente a vacina não renderia muito dinheiro.   Um exemplo do que estou falando é a gripe suína, que foi um vírus que foi falado que existia de uma hora para outra e em pouco tempo já fizeram as vacinas e começaram a vendê-las. Muitos países gastaram milhões em vacinas e muitas não foram usadas, e as empresas que desenvolveram a vacina ganharam muito dinheiro,pois quase todos os países compraram as vacinas.   Eu Acredito que estão produzindo a cura porque há uma pressão para produzir a cura, então eles começaram a desenvolve-la.
     Felizmente Amostras desse antídoto(são só testes) já foram mandadas para a África. Espero que em breve achem a cura para esse vírus pois não quero que chegue ao Brasil. Eu penso as vezes que enquanto  eu estou aqui escrevendo um (a)conto/crônica alguém pode ter sido infectado, e o que esta pessoa que foi infectada deve estar sentindo. Medo de morrer? dores de cabeça muito fortes? não sei, mas com certeza  ela esta sentindo é medo e está sofrendo, pois a qualquer momento os sintomas poderão afeta-lá e a pessoa sofrerá muito. Por isso que quero que chegue a cura logo, para que nenhuma pessoa mais sofra deste vírus, pois é terrível.  
    As cidades Africanas  mais afetadas foram: 1.Libéria, 2.Serra Leoa, 3.Guiné,4.Nigéria e 5.Senegal.Há probabilidades de o vírus ter afetado outros lugares mas ainda não foram admitidos ou provados. Abaixo uma imagem expondo a quantidade de casos e mortes em cada uma dessas cidades. 
         
  Para cuidar dos infectados, médicos precisam usar roupas de plástico que cubram todo o corpo para que não haja maneira de quando o médico for ver o infectado ele não acabe sendo infectado. a roupa é toda de uma material plástico ou borrachudo, usam luvas de borracha bem grossas, um avental e uma máscara, conforme na imagem abaixo.

             
  
   Concluindo, eu espero que logo tudo isso se resolva, que curem o Ébola, que façam a cura o mais rápido possível, que nenhuma pessoa mais na África sofra por esse vírus tão mortal e terrível. eu acho que já deviam ter produzido a cura, e a minha hipótese de os laboratórios não terem produzido a cura ainda, eu já expliquei . espero que tenham gostado desse texto explicativo e que também contém minhas opiniões e idéias, que um animal tão pequeno como uma pulga possa transmitir um vírus como a peste bubônica e exterminar 1/3 da população europeia da época. Minha próxima crônica será sobre minha vida e dia a dia.


1= http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/medicos-falam-sobre-o-surto-de-ebola-na-africa-e-se-ha-risco-para-o-brasil.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_por_v%C3%ADrus_Ébola


Assista se quiser a reportagem do Fantástico, da rede Globo, que explica um pouco sobre o Ébola.




Marc Libeskind                                4 de Fevereiro de 2015

5 comentários:

  1. Marc,
    parabéns pelo seu blog! Visualmente está bacana e a ideia de fazer algo que vá além da escola é muito legal.
    Você escolheu um tema sério e importante para ser discutido e o discutiu com propriedade e pesquisa, dê as fontes, além dos links finais. Além disso, o seu texto suscita reflexão e debate e também tem um aspecto pessoal, a sua preocupação a discussão com a família... tudo isso é muito bom!
    Revisões de texto, na ordem que elas foram aparecendo;
    que existe que existe. Cuidado com repetições.
    muitas poucas... rever.
    na minha opinião. não precisa, rever.
    vendê-las. acho que tá escrito errado.
    que foi falado... reveja a expressão.
    concerteza. com certeza, um erro de digitação!
    está.

    Bom trabalho!!
    Luana

    ResponderExcluir
  2. obrigado.. vou fazer as revisões que você pediu :)

    ResponderExcluir